Setembro Amarelo

Camila Elias
2 min readSep 3, 2021

--

Eu tenho transtorno de ansiedade generalizada. Fui diagnosticada em 1996. Antes disso eu tinha medo, fobia, frescura, preguiça. Medo de ficar louca. Dores sem nome.

Falo abertamente há muitos anos sobre saúde mental.

E como hoje é a primeira quinta-feira do mês de setembro — o famoso #setembroamarelo, aproveito pra fazer um #tbt e lembrar que não é porque postamos uma foto bonita, um story sorrindo ou memes engraçadinhos que não estamos sofrendo.

Estamos. Chorando, tendo crise, insônia. Sentindo tremedeira, dor de barriga, formigamento. Frustração e culpa a cada compromisso desmarcado. A cada desistência e paralisação.

A vida de quem tem transtornos mentais é uma montanha-russa. Altos e baixos. Não tem cura, mas vamos tentando encontrar opções que nos tragam mais qualidade de vida. Sigo procurando as melhores pra mim.

Todos somos ansiosos em maior ou menor grau, e é natural ter ansiedade em eventos pontuais. Mas se você está sofrendo ou deixando de fazer coisas por conta disso, procure ajuda.

Não é o meu caso, mas se você tem depressão ou pensamentos ruins, destrutivos ou suicidas, não guarde isso para você. Procure ajuda. Se cuide, faça terapia, não subestime suas dores. Não é porque não aparece no exame do laboratório que não existe.

E se você convive com alguém que tem algum transtorno mental: faça parte da rede de apoio dessa pessoa. Fique ao lado, entenda, tenha paciência. Ofereça acolhimento. Nem sempre entendemos a dor do outro, nem sempre temos tempo para ouvir suas angústias e lamentações. Mas não custa dar colo, força, um abraço, dizer que está ali. Que não tem dimensão do que a pessoa está sentindo, mas que estará ao lado dela.

--

--

Camila Elias

Textinhos e textões de uma garota do século passado — escritos no século XXI. https://www.instagram.com/mila_elias/